sábado, 18 de julho de 2015

A "Reforma" do Motor 4 Cilindros

Com o motor fora do carro e com planos de manter a mecânica 4 cilindros no opala começamos os serviços no motor, fizemos a pintura e cromo de todas as peças. Ficou realmente bonito, porém o sonho era um opala 6 cilindros, então aquela ideia sempre estava martelando na cabeça e apesar do motor 151 ser uma ótima mecânica mas minha fascinação era por um 6 cilindros, o ronco, o torque, o balançar do carro em aceleradas vigorosas e além de claro um leque de preparações aspiradas com um rendimento bem melhor.

Só que colocar o motor 6 cilindros na caixa e diferencial do 4 cilindros além de muito suscetível a quebrar iria fazer o motor  6 cil trabalhar enforcado, sem render o que deveria, então nesse momento já tínhamos em mente que pra fazer esse Swap seria necessário motor, caixa e diferencial sem contar os periféricos também de crucial importância, como radiador com sistema completo de arrefecimento e carburação.

Pra se ter uma ideia o motor 6 cilindros rende 29kgfm de torque original a 2000 rpm enquanto que o 4 cilindros rende 19kgfm de torque a 2600 rpm, ou seja além do 6 cilindros despejar mais torque ele também o entrega mais rápido.

Na próxima etapa quero arquivar como encontramos a mecânica completa 6 cilindros e como nos desfizemos do amado 4 cilindros que tanto nos rendeu alegrias.

Fotos do  4 cilindros assim que terminamos:




























Nenhum comentário:

Postar um comentário