segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Como adaptar sistema selado de radiador no Opala

O sistema original do opala, é do tipo vaso expansor e vez ou outra quando mais exigido ele acaba desperdiçando, jogando fora água e aditivo e nós sabemos o quanto é caro apesar de fundamental um bom aditivo e ninguém quer está jogando dinheiro fora por ai, além do fato que por isso pode ocorrer do dono não perceber, a água do radiador baixar muito e o carro vir a esquentar por falta de água.
Por isso mesmo optei por usar um sistema selado, onde a água é jogada para um reservatório e novamente absorvida pelo sistema de arrefecimento, as vantagens são inúmeras:
- Não desperdiça água e aditivo
- Não fica baixando água
- O Sistema de arrefecimento ganha pouco mais de 1L de líquido adicional 
- O motor refrigera consideravelmente melhor 

Gastei pouco, testei o sistema e aprovei totalmente ! O meu carro é taxado e aqui é muito quente, muito quente mesmo e mesmo assim observei uma melhora bastante considerável no arrefecimento do meu opala.

Material Necessário, note que todos esses componentes são obrigatórios para esta adptação:

1 - Tampa do Radiador do tipo selado:
Está tampa diferente daquela do sistema original, não possui uma válvula que barra a circulação da água pelo suspiro (A mangueira que iria pro vaso expansor original ou pro chão na maioria das vezes) e possui um sistema semelhante a uma válvula, que não permite um excesso de pressão no sistema.



*Ultima foto foi retirada da internet

Valor e Referência: Tampa pro sistema selado do Chevette ou da linha CHT, não tem erro. Qualquer loja da pra encontrar. Paguei R$ 7.
OBS: Note que a tampa certa, NÃO pode conter essa válvula, como na foto abaixo:


2- Reservatório de expansão:
Este reservatório vai captar a água que sai do pelo suspiro do radiador,armazenar e fazer ela ser circulada novamente pelo sistema, é nesse reservatório e na tubulação pra ele que ganhamos faixa de 1L de líquido de arrefecimento adicional. Respeite os limites do nível de água do reservatório !!!
A base para o reservatório eu mesmo confeccionei em alumínio, se alguém precisar passo o gabarito. 


Valor e referência: Use o reservatório do UNO, é o mais indicado, pois a tampa dele trabalha na pressão ideal e mais segura pro sistema do opala, que seria 1bar. Ou seja se ocorrer do sistema ultrapassar 1bar de pressão a tampa do reservatório libera a pressão excedente. Na foto eu estava utilizando o reservatório do vectra,mas o correto é usar o do uno que trabalha com 1bar (Vem escrito na tampa). Paguei R$ 40.

3 - Tubo em "T":
É por meio dessa ferramente que a água do reservatório pode voltar ao sistema de arrefecimento.
Existe uma opção paralela a essa que faria o mesmo efeito que seria um mangote como o do chevette selado, onde já existe uma saída para o reservatório de expansão. Pro meu carro não achei nenhum que servisse. Lembre-se esse "T" vai no mangote esquerdo (visão de frente pro carro.)



Valor e referência: não é fácil de encontrar, só encontrei descrevendo a peça aos vendedores, mas tá ai a referência e código da peça, as lojas que tem sistema dessa marca talvez consigam. Paguei R$ 7.

4- Montagem:

A montagem não existe nada de complicado, a mangueira do suspiro do radiador, vai no conector superior do reservatório, o de menor diâmetro. O "T" metálico vai no mangote esquerdo do radiador (visão de frente pro carro) e a saída do  "T" conecta na saída de baixo do reservatório.
Na saída de baixo do reservatório usei uma mangueira de 5/8".

OBS: Na hora de comprar a mangueira pra parte de baixo, que retorna pro mangote, atente para uma mangueira que possa dobra bastante sem fechar, inclusive quando aquecer.

Segue as fotos bastante detalhadas da montagem, porém qualquer dúvidas estou a inteira disposição par ajudar, podem me contactar via comentários ou e-mail.












3 comentários:

  1. Amigo eu consigo fazer isso no meu Opala?

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  2. Respostas
    1. Consegue sim Luan, perfeitamente! Não há restrição de modelos ou anos de produção do opala, o sistema é o mesmo, basta que siga o mesmo princípio de funcionamento ou adote os mesmo procedimentos que eu.

      Se precisar de ajuda mais detalhada, pode entrar em contato:iamateus@hotmail.com

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